O Governador Provincial da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, recebeu ontem, na sala magna do do Governo Provincial, trinta idosos do Lar da 3.ª Idade do Lubango, numa audiência que contou com a presença de membros do Governo Provincial.
Durante o encontro, os idosos apresentaram algumas preocupações do quotidiano e manifestaram disponibilidade para contribuir com ideias para o desenvolvimento da província.
O Governador destacou que os idosos representam um património vivo e sublinhou que “não há nação sem a sua história e o lugar do idoso é na família”.
Nuno Mahpi, apelou à sociedade a evitar o abandono dos mais velhos sobretudo quando estes são alvo de acusações infundadas que os afastam da convivência familiar. Lembrou ainda que a nossa cultura, hábitos e costumes mostram que o lugar do idoso é na família.
O governante reconheceu, ainda, que o Lar da 3.ª Idade enfrenta desafios e salientou a necessidade de investimentos para melhorar a acomodação para garantir maior dignidade àqueles que, no passado, contribuíram para o progresso social.
Por seu turno, a Directora provincial do MASFAMU, Luísa Caputo, informou que a visita enquadra-se nas actividades alusivas ao Dia do Idoso, celebrado a 30 de Novembro.
Informou também que a deslocação ao edifício do Governo Provincial teve como propósito reforçar o contacto com o Executivo e permitir que os idosos apresentassem, na primeira pessoa, as suas dificuldades e necessidades.
O Lar da 3.ª Idade do Lubango acolhe cerca de 100 idosos, incluindo de outras localidades sendo a reunificação familiar uma das suas principais prioridades.





