• HUÍLA INICIA 2026 COM PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO GOVERNO PROVINCIAL


    O Governo Provincial da Huíla, liderado pelo Governador Eng. Nuno Bernabé Mahapi Dala, está a realizar primeira reunião ordinária de 2026, que reafirma que sem segurança pública não há desenvolvimento e apelando à coordenação e cumprimento rigoroso das funções para melhores resultados este ano.

    Na sua intervenção, a Vice-Governadora Maria João Chipalavela abordou os mecanismos de protecção social da criança, destacando como desafios a elaboração da Carta Social Provincial e Municipal, a criação dos Conselhos da Acção Social e o aproveitamento dos ADECOS como educadores ou assistentes sociais comunitários

    O Comissário Divaldo Martins, Delegado Provincial do Ministério do Interior, apresentou a situação da segurança pública, destacando criminalidade, sinistralidade rodoviária e o garimpo de ouro em 15 zonas.
    Destacou a vandalização de bens públicos que ocorre, principalmente, no furto de materiais ferrosos, estando já a decorrer a Operação Escudo que encerrou 49 casas, faltando 21.

    Na sinistralidade, registaram-se 1.161 acidentes, 219 mortes e 1.484 feridos, sendo que a maioria podia ser evitável se não fosse o comportamento humano e as condições dos veículos.

    Na Educação, a província conta com 23.271 funcionários, 1.061 escolas e 10.601 salas de aulas, das quais 1.807 são improvisadas e 3.658 provisórias, com atenção especial à melhoria das infra-estruturas.

    A Saúde, liderada por Paulo Luvangamo, mantém a Huíla na liderança da vacinação no país, com foco em eficiência do orçamento e reforço de recursos humanos.

    O Governador Nuno Dala reforçou a importância do trabalho conjunto, de comunicar melhor os avanços e continuar a construir uma Huíla mais segura, educada e saudável.

    IMG_0934.jpeg

    IMG_0937.jpeg

    IMG_0939.jpeg

    IMG_0942.jpeg

    IMG_0940.jpeg

    IMG_0935.jpeg

    IMG_0943.jpeg