• HUÍLA: CÂNDIDO SAMUQUEPE É O GRANDE VENCEDOR DO PRÉMIO PROVINCIAL DE JORNALISMO 20025.


    O jornalista da TPA, Cândido Samuquepe, foi consagrado como o grande vencedor da Edição 2025 do Prémio Provincial de Jornalismo da Huíla, numa cerimónia realizada ontem, 8 de Outubro, numa das unidades hoteleiras do Complexo Turístico da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango.
    A peça jornalística vencedora, intitulada “Pai engravida filha de 14 anos três vezes”, destacou-se pela abordagem sensível e pela profundidade na denúncia de um caso de violência e abuso, revelando a importância social e o impacto do jornalismo de investigação.
    O prémio no valor de 4 milhões de kwanzas, foi entregue durante uma noite de gala prestigiada pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, Secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas, pelo Governador Provincial da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, e outras individualidades.
    Cândido Samuquepe arrecadou igualmente o troféu, na categoria de Televisão, consolidando o reconhecimento pelo seu trabalho.
    O prémio na categoria de Rádio foi atribuído a Adriano Gomes, da Rádio Mais, enquanto João Catumbela, do jornal "O País", venceu na categoria de Imprensa. Cada um recebeu um prémio no valor de 700 mil kwanzas.
    Já o Prémio dos 50 Anos da Independência Nacional coube ao jornalista Arimateia Baptista, das Edições Novembro, que arrecadou 800 mil kwanzas.
    No seu discurso, o Governador Nuno Bernabé Mahapi Dala destacou que o prémio tem como principal objectivo reconhecer o mérito, incentivar a excelência e valorizar o papel nobre dos profissionais da comunicação social.
    O governante referiu ainda que “o jornalismo que se pratica na Huíla não é de bancada, é de estrada, é de terreno, é de paixão e de sacrifício”, sublinhando que “enquanto o jornalismo for incómodo, estará a cumprir o seu papel”.
    Por sua vez, o Ministro Mário de Oliveira enalteceu o contributo dos jornalistas na transmissão da verdade e preservação da história do país, recordando que “ao longo dos 50 anos de independência, o jornalismo angolano tem sido fundamental na construção de Angola”.
    O titular da pasta das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social recomendou ainda aos jornalistas angolanos que participem activamente no Concurso de Jornalismo da SADC, incentivando-os a levar o nome de Angola além-fronteiras e a demonstrar o talento e o profissionalismo da classe.
    O Prémio Provincial de Jornalismo da Huíla – Edição 2025 distinguiu ainda profissionais e instituições que se têm destacado pela dedicação, ética e compromisso com a informação de qualidade, numa noite marcada por reconhecimento e celebração do talento jornalístico angolano.
    A Huila Avança com comunicação!

    Premio de jornalismo1.jpg

    Premio de jornalismo3.jpg

    Premio de jornalismo4.jpg

    Premio de jornalismo2.jpg