O Conselho Consultivo do Ministério da Educação chegou terminou no fnal na tarde desta terça-feira, 13 de Maio, após dois dias de trabalhos da cidade do Lubango.
No evento, que contou com a presença da Ministra da Educação, Luísa Grilo, e da Vice-Governadora para o Sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela, foram apresentadas e discutidas recomendações específicas para o aprimoramento do sector educativo no país.
De acordo com os dados apresentados, 80% das acções recomendadas na edição de 2024 do Conselho Consultivo, foram concretizadas, enquanto que as 20% restantes correspondem a acções de médio prazo, cuja implementação ainda está em curso.
A Ministra Luísa Grilo destacou a colaboração activa dos Directores Provinciais da Educação e dos Vice-Governadores, sublinhando o papel fundamental destas entidades na efectivação do novo contrato social de defesa e protecção das escolas, bem como no combate a todas as formas de violência no ambiente escolar.
"Saímos deste encontro com um sentimento de satisfação. Houve participação activa, inclusão e protagonismo por parte dos Directores dos Gabinetes provinciais. A educação é uma tarefa de todos, e só com o envolvimento colectivo poderemos superar insuficiências, melhorar os normativos e corrigir os currículos", afirmou a Ministra.
Luísa Grilo agradeceu ao Governo Provincial da Huíla pela hospitalidade e apoio prestado, o que permitiu a realização bem-sucedida do evento.
Por sua vez, a vice-governadora Maria João Chipalavela sublinhou a importância das recomendações produzidas, que abrangem todo o sistema educativo, e destacou a necessidade de aprofundar os processos de investigação sobre as boas práticas desenvolvidas nas diferentes províncias do país.
A governante realçou também a relevância da alimentação escolar como um dos pilares para o desenvolvimento saudável das crianças sendo que a nutrição está diretamente ligada ao aproveitamento escolar, à permanência dos alunos nas escolas e ao desenvolvimento cognitivo infantil.



