O Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, presidiu nesta quinta-feira, 15 de Maio na cidade do Lubango, o acto de consignação e lançamento da primeira pedra do ‘’Projecto de Requalificação Urbana da cidade do Lubango’’.
A cerimónia foi testemunhada pelo Governador Provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, pelo Vice-Governador para a área Técnica e Infraestruturas da Província da Huíla, entre outras individualidades.
O projecto contempla a requalificação de vias periféricas e semi urbanas, numa extensão superior a 90 quilómetros, bem como a melhoria de diversas infraestruturas públicas.
Os bairros Comandante Cowboy, Benfica, Veterinária, Zona Industrial, Mutundo, Nambambi, A luta Continua, Lucrécia, João de Almeida, Lage, entre outros, serão os primeiros a beneficiar das transformações previstas.
A execução da obra está entregue à construtora Omatapalo, com um orçamento superior a 280 milhões de dólares, com um prazo de execução de 48 meses, estando a fiscalização a cargo da empresa Dar Angola,
Das intervenções previstas destacam-se a Construção de pontes, a Reabilitação da rede de iluminação pública, a Instalação de sistemas de abastecimento de água, Sistemas de drenagem de águas pluviais e residuais, a Plantação de mais de 1.500 árvores, prevendo-se a Criação de mais de 200 empregos directos.
O projecto visa transformar profundamente os bairros mais críticos da cidade do Lubango, promovendo melhores condições de vida para os seus habitantes e impulsionando o desenvolvimento urbano e económico da região.



